DOZE (12) VAGAS PARA ENFERMEIROS, MÉDICOS E OUTROS

Publicado em: 23-02-2023



Emprego
VER PROXIMA VAGA

Descrição:

A Organização Médicos Sem Fronteiras da Suíça em Angola pretende contratar 3 Médicos, 2 Psicólogos, 2 Dispensadores de medicamentos, 4 Enfermeiros e Supervisor de Promoção da Saúde, para trabalhar na província da Huíla (Cuvango e Chipindo) com início imediato.

 

3 Médicos

 

OBJECTIVO:

Prestar cuidados médicos ambulatórios e/ou hospitalares aos pacientes/beneficiários de acordo com conhecimentos médicos adaptados e actualizados, protocolos, valores e normas universais de higiene para melhorar as condições de saúde dos pacientes/beneficiários.

RESPONSABILIDADES:

Aplicar conhecimentos e competências médicas para diagnosticar e prevenir. Efetuar consultas ambulatórias e hospitalares, prescrevendo o tratamento necessário respeitando os protocolos dos MSF.

Manter o doente e/ou a sua família informados sobre a doença e fornecer explicações apropriadas sobre o tratamento a seguir, verificando se compreenderam.

Acompanhar a evolução dos pacientes hospitalizados/IDP, através de visitas diárias, consultas e exames, prescrever o tratamento necessário seguindo os protocolos dos MSF, decidir se podem ter alta ou ser transferidos para outros departamentos – em colaboração com outros médicos – e informar a sua família sobre a evolução do paciente.

Verificar e controlar a distribuição racional dos medicamentos e equipamentos sob a sua responsabilidade e cuidar da qualidade, desinfeção e esterilização do material médico. Assegurar o cumprimento geral das normas de higiene permanentes.

Participar na recolha e análise dos dados epidemiológicos, verificando a sua validade e informar o gestor de linha ou coordenador do projeto sobre qualquer problema ou complicação da doença, erro médico e controlar o bom funcionamento do departamento, equipamento ou material do paciente.

Assegurar a formação contínua da equipa multidisciplinar médica/paramédica, a fim de optimizar a qualidade dos cuidados.

Conhece e assegura que todos os protocolos médicos dos MSF são seguidos e implementados, verificando as precauções universais são seguidas a todo o momento e reduzindo os riscos de risco biológico e melhorando o controlo das infeções. Assegura o respeito pela confidencialidade profissional.

Gerir a equipa sob a sua responsabilidade direta de acordo com as políticas e procedimentos de RH dos MSF, supervisionando o seu desempenho, organizando e agendando turnos e rotações, participando diretamente em emergências e em chamadas, se necessário.

Área de intervenção: Cuvango & Chipindo

Formar, promover e apoiar o pessoal do Ministério da Saúde e trabalhar em estreita colaboração com médicos dos hospitais Cuvango e Chipindo, com enfoque específico na gestão da mal nutrição e da malária, bem como na garantia de uma cobertura vacinal adequada dos seus pacientes.

Actua como um elemento de ligação entre MSF e o hospital.

Participa nas clínicas móveis, a pedido do seu supervisor

Educação            Diploma de médico Diploma desejável em Medicina Tropical (Para a OCB A OCBA Medicina Tropical é essencial)

Experiencia        Experiência mínima de 2 anos como Médico ou em trabalho clínico (pode ser dentro da formação médica).

Desejável em medicina tropical, ou experiência pós-inscrição em Saúde Pública, Nutrição e pediatria,  gestão do paludismo grave, VIH/SIDA/DST, tuberculose, clínica geral, medicina geral ou cirurgia menor.

 

Experiência demonstrável na supervisão e formação de outros num ambiente de equipa

 

Línguas Português essencial. Devera falar Umbundu, Gangela ou Nhaneka fluído

Para se candidatar, clique direitamente aqui:

https://forms.gle/bZKnKs1esEx1R3Qm6

 

2 Psicólogos

 

OBJECTIVO:

Prestar apoio psicológico e sessões de aconselhamento e/ou educação a doentes de acordo com os princípios, normas e procedimentos dos MSF para melhorar a saúde mental dos doentes.

RESPONSABILIDADES:

Realizar uma avaliação das necessidades psicossociais, socioeconómicas, administrativas e de saúde mental dos pacientes e estabelecer um diagnóstico e um plano de tratamento.

Informar o doente e os seus familiares sobre as possíveis consequências da doença e o tratamento medicamentoso a seguir e encaminhar os doentes para outros profissionais de saúde sempre que necessário, a fim de proporcionar o tratamento mais adequado e melhorar o estado do doente

Implementar o protocolo de Violência Sexual Baseada no Género (SGBV), identificando possíveis vítimas de SGBV e encaminhando-as para a equipa médica para que recebam o tratamento necessário.

Fornecer apoio psicológico e sessões de psicoterapia (individual, familiar, de grupo) aos pacientes de acordo com os protocolos dos MSF, a fim de melhorar as suas condições de saúde mental

Assistência e formação de membros do pessoal e de pessoas com recursos sempre que necessário, a fim de aumentar o âmbito das actividades da MS. Trabalhar em estreita colaboração com tradutores, a fim de assegurar uma terminologia e um comportamento adequado durante as sessões

Manter ficheiros e estatísticas das actividades diárias de saúde mental e participar em reuniões de equipa para partilhar experiências e discutir casos especiais com outros conselheiros, preservando a confidencialidade.

Informar o supervisor e a equipa médica sobre quaisquer questões ou problemas que possam surgir relacionados com o tratamento dos pacientes, a fim de proporcionar a melhor solução possível do ponto de vista médico

Garantia de que toda a informação dos pacientes é mantida confidencial.

Gerir a equipa sob a sua responsabilidade direta de acordo com as políticas e procedimentos de RH dos MSF, supervisionando o seu desempenho, organizando e agendando turnos e rotações, participando diretamente em emergências e em chamadas, se necessário.

Área de intervenção: Cuvango & Chipindo

Formar, promover e apoiar o pessoal das Unidades sanitárias do Ministério da Saúde a trabalhar no programa nutricional sobre os principais aspectos psico-sociais da mal nutrição e implementação de técnicas de estimulação sensorial e emocional para crianças com mal nutrição.

Promover ativamente a disponibilidade de serviços de aconselhamento e levar a cabo, individualmente ou em grupo, sessões educacionais básicas psy-cho, aos pacientes, às suas famílias (quando necessário), a fim de aliviar as suas dificuldades psicossociais no âmbito do projecto.

Participar na criação de qualquer material necessário para atividades de aconselhamento/saúde Mental e cuidar do mesmo.

Educação            Grau ou diploma essencial em Psicologia (Técnico Superior/Psicólogo)

Experiencia        1 ano de experiência essencial. Experiência com ONG desejável.

Língua   Português essencial, Desejável Inglês, Umbundu, Ganguela, Nhañeka

Para se candidatar, clique direitamente aqui:

https://forms.gle/i8WWz7vcwvvKACnz6

 

2 Dispensadores de medicamentos

 

OBJECTIVO:

Ajudar o armazenista da farmácia a assegurar o bom funcionamento geral da farmácia central e o fornecimento a outras farmácias de campo, de acordo com os protocolos, normas e procedimentos dos MSF, a fim de manter o stock da farmácia acima do nível de segurança.

 

Realizar uma atividade eficiente de distribuição de medicamentos dentro de uma instalação de saúde de MSF que trata principalmente doenças crónicas, onde há necessidade de acompanhamento do tratamento e vigilância dos efeitos secundários. Participar ativamente na Educação Terapêutica do Paciente (PTE).

RESPONSABILIDADES:

Dispensar a medicação aos pacientes de acordo com a prescrição médica, garantindo que a medicação é rotulada com o nome correto do medicamento, força, quantidade, data de validade, instruções de uso e informações adicionais necessárias e fornecendo instruções claras e conselhos sobre como tomar o medicamento, quando, por quanto tempo, como armazenar, possíveis efeitos colaterais e quaisquer outros avisos relevantes. Certificar-se de que o paciente entende, a fim de garantir o tratamento correto. Participação em inventários físicos e organização do stock de acordo com as directrizes de armazenamento recomendadas pelos MSF.

Aderir às políticas e procedimentos de prática de MSF para dispensar medicamentos, em particular aqueles relacionados a medicamentos controlados e garantir o respeito à confidencialidade na dispensa

Fazer pedidos precisos e oportunos com o estoque central, manter níveis mínimos de estoque de medicamentos, verificar datas de validade e condições de armazenamento e garantir que nenhum medicamento ou material seja retirado do dispensário sem autorização.

Assegurar que nenhum material é levado sem autorização e que os regulamentos de segurança da farmácia são respeitados.

Manter registos de distribuição precisos e reportá-los regularmente à sua referência técnica. Garantir que a medicação devolvida e desatualizada seja removida com segurança para uma zona de quarentena bem designada para produtos farmacêuticos indesejados, separada do estoque normal

Organizar e manter limpa a área de dispensação, garantindo limpeza e cuidado no manuseio de medicamentos para evitar contaminação e confusão. Manutenção do equipamento dispensário, garantindo que está limpo, preciso e em bom estado de conservação.

Manter a integridade e a segurança do dispensário, admitindo apenas pessoal autorizado e garantindo que todos os medicamentos são armazenados conforme apropriado. Comunicar imediatamente à referência técnica qualquer problema que surja no serviço (especialmente perdas, roubos, problemas de qualidade com medicamentos (alterações anormais de cor, consistência e odor) danos causados por equipamento médico ou medicamentos).

Realizar a Educação Terapêutica do Paciente (TEP) e interagir com o paciente usando uma abordagem baseada no paciente para acompanhar os pacientes com doenças crônicas (HIV, TB, etc.) ao longo de suas visitas. Receber pacientes, informar sobre o tratamento e adesão, dar marcação para a próxima entrega do medicamento. Informar o médico em caso de falta de adesão e identificar as razões e encontrar soluções para melhorar a adesão.

Compreender, registar e informar sobre qualquer queixa recebida dos doentes relacionada com o uso de medicamentos ou efeitos secundários.

Educação            Formação paramédica.

Experiencia        Experiência profissional de pelo menos 6 meses é essencial

Língua   Português essencial. Devera falar Umbundu, Gangela ou Nhaneka fluido

Para se candidatar, clicar directamente no link:

https://forms.gle/7LxTVTEtwGUCmU4J6

 

4 Enfermeiros

 

OBJECTIVO:

Prestar cuidados de enfermagem, tratamento e acompanhamento de pacientes, de acordo com as prescrições médicas, protocolos aplicados em serviço e normas/precauções de higiene universais, a fim de assegurar a qualidade e a continuidade dos cuidados à população visada.

RESPONSABILIDADES:

Conhecer, promover, implementar e acompanhar as normas/ precauções de higiene universais, prevenção de riscos biológicos e controlo de infeções, regras de segurança e outros protocolos e procedimentos nas instalações médicas e assegurar elevados padrões de higiene do seu ambiente de trabalho. Respeitar os segredos médicos e a confidencialidade em todos os momentos.

Organização e realização de cuidados e tratamentos de acordo com prescrições médicas, e assistência durante consultas, rondas diárias e outros procedimentos médicos. Participar na educação sanitária do paciente (e da família) quando necessário.

Identificar vítimas de Violência Sexual Baseada no Género e encaminhá-las para a equipa médica para que possam receber o tratamento necessário. Conhecer e estar consciente da importância e utilização apropriada do Kit de Profilaxia Pós Exposição (PEP)

Assegurar que os pacientes são devidamente recebidos e instalados e que aqueles com falta de autonomia são assistidos, especialmente no que respeita à sua alimentação, higiene pessoal, movimentos e conforto. Para a enfermeira de Urgências e OPD, assegurar a triagem dos pacientes em áreas de espera, enfermarias ou durante emergências, detetar os casos agudos/emergenciais prioritários, efetuar os primeiros socorros e encaminhá-los para o médico quando necessário

Envio de material a esterilizar e recuperação da esterilização

Realização da admissão, vigilância e acompanhamento dos pacientes (ou seja, avaliação da evolução do seu estado de saúde e a identificação de qualquer situação de emergência ou deterioração

Levar e supervisionar os procedimentos e documentos administrativos (preencher os processos dos pacientes, formulários, consumos, estatísticas, registos, processos de saúde, etc.), assegurar uma entrega escrita/oral apropriada, e relatar quaisquer situações e casos problemáticos que possam surgir. Participar na recolha de dados e manter os médicos/supervisores informados.

Participar no controlo e manutenção da farmácia e do equipamento médico relacionado com o departamento (qualidade e seu funcionamento, condições de armazenamento, acompanhamento de inventários de medicamentos expirados, inventário de medicamentos e material em cada mudança de equipa, assegurando que nenhum material é retirado da área de enfermagem/encaminhamento sem autorização prévia, etc.)

Efetuar a limpeza e manutenção mínima do equipamento biomédico utilizado. Folheando o manual do utilizador e protocolos e alertando o supervisor em caso de mau funcionamento.

Supervisionar e formar enfermeiros-ajudantes, assistentes nutricionais, limpadores e outro pessoal relacionado sob a sua supervisão, assegurando o trabalho em equipa e a adesão a todos os protocolos e procedimentos adequados

Em clínicas moveis:

Realizar consultas ambulatórias, prescrevendo o tratamento necessário respeitando os protocolos dos MSF.

Realizar consulta de malnutridos ou ocupar outras posições como triagem e realização de testes rápidos

Educação            Essencial: Técnico médio de enfermagem

Doseável: Técnico Superior de enfermagem

Experience         Doseável: 2 anos de experiência anterior e experiência anterior em outras ONG em posto similar

Experiência demonstrável na supervisão e formação de outros num ambiente de equipa

Língua   Português essencial. Devera falar  Umbundu, Gangela ou Nhaneka fluído

Para se candidatar, clique direitamente aqui:

https://forms.gle/H3XwMEvCKwV3j9Rk8

 

Supervisor de Promoção da Saúde

 

OBJECTIVO:

Compreender que o envolvimento da comunidade e do paciente deve ser incorporado em todas as atividades de MSF como parte de uma Abordagem Centrada nas Pessoas (PCA) problemas e identificação de potenciais soluções como um processo contínuo, contribuindo para a melhoria dos serviços e alimentando as escolhas estratégicas da equipa de coordenação. Em estreita colaboração com o Gerente de Atividades do HPCE, implementando e supervisionando campanhas educativas de acordo com os valores, normas e procedimentos de MSF, a fim de aumentar a conscientização da população-alvo e promover a prevenção e tratamento de doenças em sua área atribuída.

RESPONSABILIDADES:

Em estreita colaboração com o Gestor de Atividades do HPCE, participando na definição e atualização da estratégia de Promoção da Saúde e Engajamento Comunitário e identificando indicadores para monitorar atividades, resultados e conquistas.

Apoiar na organização e realização de avaliações e pesquisas sobre o impacto das atividades HPCE e identificar e reportar os constrangimentos, dificuldades ou pontos fortes da estratégia dentro e fora das estruturas médicas de forma a reforçar a ligação entre as comunidades e o projeto. A pedido, participe na facilitação e análise de FGD e avaliações específicas (foco na compreensão do comportamento de procura de saúde, barreiras de acesso aos cuidados de saúde, necessidades, prioridades e preferências das comunidades)

Liderar e ser responsável pelos ACS das áreas atendidas e suas atividades relatando dificuldades e progressos, bem como adaptando formato e conteúdo quando necessário, e reportando e gerenciando em tempo hábil com o Gerente de Atividades do HPCE em caso de irregularidades. Supervisionando-os periodicamente, conduzindo sessões de treinamento e mentoring no local de trabalho. Conjuntamente com o gestor do HPCE condução da supervisão de suporte às atividades do Chefe dos ACS.

Apoiar o mapeamento do território e população: escolas, igrejas, aldeias, pontos de encontro; identificar, apoiar e facilitar as relações com as autoridades locais e principais intervenientes (Sobas, Seculu, Sacerdotes, Professores, Líderes Tradicionais, outras autoridades, etc.) da comunidade servida. Quando solicitado pelo gerente de atividades HPCE, suporte MSF nas atividades de rastreamento de inadimplentes.

Atuar como ponto focal para o networking de forma a apoiar a divulgação de informações de saúde da população-alvo e ser o ponto de referência para o relacionamento e networking com esses sujeitos. Criar e manter uma linha direta de comunicação para os membros da comunidade, principais partes interessadas, permitindo-lhes expressar livremente preocupações, problemas, promovendo o diálogo multidirecional com as comunidades/pacientes e cuidadores para facilitar a avaliação participativa e/ou a resolução de problemas.

Educação            Desejável diploma em ciências sociais ou pedagogia/pedagogia/ou serviço social Experiência

 Experiencia       Desejável experiência de trabalho em ONG (mínimo de 1 ano) em atividades de promoção da saúde/envolvimento comunitário ou atividades de treinamento e educação

 Língua  Português essencial, Desejável Inglês, Umbundu, Ganguela, Nhañeka

Para se candidatar, clicar aqui:

https://forms.gle/YiQYkSzMJWcTexR79

 

Data de encerramento: 28 de Fevereiro de 2023 às 17:00 horas

Nota: Candidaturas incompletas não serão consideradas. Não serão aceites candidaturas em papel. É obrigatório candidatar-se online.

Apenas o(a)s candidato(a)s pré selecionado(a)s serão contactado(a)s. Os candidatos não selecionados para continuar o processo não serão contactados.

 

Empregos Yoyota - Aqui você encontra o seu emprego ideal.

Encontre aqui as melhores vagas de emprego para 2023, oportunidades de recrutamento em Angola disponíveis no nosso portal para candidaturas. Também informamos sobre concurso público para 2023 e muito mais.
Tags: emprego em angola, concurso publico agt 2023, vagas de emprego em angola 2023, vagas de emprego em angola 2022, minsa, governo provincial, resultados, gpl, recrutamento 2023, 2024, 2022, concurso público agt 2023


Não recrutamos ninguém, a nossa missão é informar as vagas de emprego publicadas no Jornal de Angola e de outras fontes credíveis


Baixe modelos de currículos clicando no link https://empregosyoyota.net/modelos-de-curriculos

Empresa: Organização Médicos Sem Fronteiras da Suíça em Angola

E-mail ou link de candidatura: Ver links descritos acima

Entre no nosso canal do WhatsApp CLICANDO AQUI


VER PROXIMA VAGA

Conheça a Lei Geral do Trabalho Angolana

Informe-se sobre os seus direitos e deveres como trabalhador em Angola. A Lei Geral do Trabalho regula as relações laborais, garantindo proteção e equilíbrio no mercado de trabalho. Esteja preparado para a sua carreira!

Consulte a Lei Geral do Trabalho